Cavalhadas de Pirenópolis

A 194ª edição magnífica encenação das Cavalhadas de PIrenópolis acontecerão de 27 a 29/05 no cavalhódromo a partir dás 13h.

As Cavalhadas acontecem em Pirenópolis desde 1826, introduzida pelo padre Manoel Amâncio da Luz em formato de peça teatral com o nome “O Batalhão de Carlos Magno”. São dois exércitos contendo doze cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam para um público de milhares de pessoas.

A cidade que já comemora a Festa do Divino se mobiliza uma semana antes das encenações para que tudo ocorra como dita a tradição. As tropas percorrem de casa em casa em cortejo com Banda convidando os cavaleiros para os ensaios. Tudo regado a muita música, comidas típicas, danças e muitas orações.

O belo espetáculo tem como palco o Campo das Cavalhadas, também conhecido como cavalhodromo que fica localizado no Centro Histórico de Pirenópolis. Os Cristãos vestem-se com as cores azul e branco, e se apresentam pelo lado do poente. Os Mouros entram no campo, pelo lado do nascente vestidos de vermelho. Vale lembrar que na cidade tais cavaleiros são prestigiados pela saudosa população, que apóia e se orgulha do trabalho que eles realizam a cada ano.

Outro ícone marcante das Cavalhadas são os Mascarados verdadeiros ícones de alegria, algazarra, folclore, e de liberdade artística. Percorrem ruas e campos a pé ou a cavalo, exibindo suas tradições com roupas coloridas, extravagantes e máscaras com caras de animais. Eles cobrem todo o corpo para não serem identificados, e chegam até a mudar de voz, a figura do mascarado desperta curiosidade e tem importante participação nas cavalhadas. Suas roupas de cetim são coloridas e extravagantes, usam máscaras tradicionais feitas de papel imitando caras de boi, onça e homem enfeitadas com flores de papel. Alguns aproveitam o momento festivo e fazem manifestações, pequenos protestos ou críticas políticas, sem deixar de ser uma manifestação de alegria e descontração. Os Mascarados são símbolos vivos de cultura e tradição, representantes do folclore pirenopolino.

A paixão pela Festa do Divino e pelas Cavalhadas é tão grande que acontecem releituras infantis, a Cavalhadinha da Vila Matutina e a Cavalhadinha Mirim.

Pirenópolis, Goiás

Pousada Tajupá
CNPJ: 11.353.887/0001-18

Telefone: (62) 3331-1305
Fonefax: (62) 3331-1454
reservas@pousadatajupa.com.br

Coordenadas GPS:
S 15° 51′ 08-2″ W° 048 57′ 50.6

Santuário das aves

Instagram Oficial
Atendimento diferenciado

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás