Cláudio Rabeca fára show em Pirenópolis


Cláudio Rabeca inicia turnê brasileira sob a Luz do Baião, projeto de circulação apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) passa por Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP). No dia 12, Luz do Baião chega em formato pocket à FNAC de Brasília.

Cláudio Rabeca, artista potiguar radicado no Recife, leva no sobrenome artístico o instrumento que o norteou para o desenvolvimento de sua carreira musical. Na estrada desde 1999, Cláudio une em Luz do Baião (2010), seu primeiro disco solo, as qualidades provindas da tradição do baião e da rabeca, que assume o papel principal no trabalho em diálogo com o clarinete, flauta transversa e o violão 7 cordas. Em turnê no mês de abril de 2012 por cinco estado brasileiros, a linguagem estética de Luz do Baião proporciona ao público uma dupla experiência sensorial e artística, com projeção fotográfica sobre a rabeca assinada por Alexandre Severo e reverencia, no ano de seu centenário, o principal difusor do baião, Luiz Gonzaga.

Na passagem pelas cidades que recebem o espetáculo Luz do Baião, Cláudio Rabeca convida músicos locais com carreiras consolidadas e público cativo em suas regiões. Cacai Nunes representa o Centro-oeste com seus baiões de viola, num show no Teatro Municipal de Pirenópolis, dia 13 de abril.

Nesta turnê, Cláudio é acompanhado pelo músicos Rodrigo Samico (violão de 7 cordas e vocal), Elton Sarmento (guitarra, cavaquinho e vocal), Alexandre Rodrigues (clarinete, clarone, sax soprano e flauta transversal), Guga Amorim e Bruno Vinezof  (percussão e vocais). A turnê Luz do Baião será registrada no blog www.claudiorabeca.wordpress.com.  As boas conversas, as trocas musicais, encontros e fotografias serão postados no diário de bordo durante os 15 dias em que Claúdio Rabeca e banda estarão na estrada.

Trajetória

Cláudio Rabeca cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte, como o forró pé-de-serra, e encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos.

Músico profissional desde 1999, canta e toca instrumentos de cordas como rabeca, viola de 10 cordas, violão, guitarra e também percussão popular. Desde 2002, canta e toca percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e desde 2004 é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre da cidade de Condado (PE). Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda, fundado em 2004, Cláudio Rabeca é um artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana. Em 2005, participou como finalista do “2º Prêmio Syngenta de música instrumental de Viola”, festival de alcance nacional, onde defendeu a música “Cobra de Resguardo” de sua autoria no Teatro Alfa, em São Paulo.

Em 2009 gravou seu primeiro CD solo, disco intitulado Luz do Baião, com canções autorais que evidenciam o instrumento que adotou em seu sobrenome artístico. Luz do Baião tem forte influência do gênero forró das décadas de 1950 e 1960. Com arranjos de Bozó 7 cordas e uma banda composta com grandes músicos do Recife, o disco contém nove composições de Cláudio Rabeca, juntamente com parceiros do Recife, além da regravação da música Rei Bantu de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Vagabundo do Mestre Zé de Teté e “Josué” de Nilton Jr. e Tiné, feita em homenagem a Josué de Castro. Neste disco a Rabeca conversa com a sanfona, o violão de 7 cordas, o clarinete e a flauta transversal, além de servir de base para a voz.

Toda a riqueza histórica e sonora da rabeca fez com que Cláudio se aproximasse deste instrumento ímpar, trazendo à tona sua ligação com a terra, com o rústico e a alma do povo nordestino. Assim, o artista assume a necessidade de preservar culturalmente a rabeca. Em 2011, como resultado de pesquisa musical, foi lançado sob sua produção e organização do álbum duplo Rabequeiros de Pernambuco, um registro que reúne 24 rabequeiros do estado, entre famosos e anônimos.

Serviço

Turnê Luz do Baião, de Claúdio Rabeca (ABRIL DE 2012)

Pirenópolis, 20h
Theatro Municipal de Pirenópolis, – Largo da Praça da Igreja Matriz, s/n | (62) 3331.2029
Valor do ingresso: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Aula-espetáculo

Local: Escola Estadual Comendador Cristovam de Oliveira
Endereço: Praça Doutor Emanuel Gomes, Centro | (62) 3331.1223
Data: 13/04
Hora: 10h

Contatos para imprensa

Leticia Pontes
Noticittà | Assessoria de Imprensa
tel: 81 3326 2091| 9132 8116
leticia@noticitta.com.br

Pirenópolis, Goiás

Pousada Tajupá
CNPJ: 11.353.887/0001-18

Telefone: (62) 3331-1305
Fonefax: (62) 3331-1454
reservas@pousadatajupa.com.br

Coordenadas GPS:
S 15° 51′ 08-2″ W° 048 57′ 50.6

Santuário das aves

Instagram Oficial
Atendimento diferenciado

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás