Dia Internacional da Animação em Pirenópolis

outubro 26, 2011Novidades & Promoções

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2011 foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados do país. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 30 países membros da ASIFA (http://asifa.net).

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio de Janeiro/RJ), “O Céu no Andar de Baixo” de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte/MG), “Sambatown” de Cadu Macedo (Ribeirão Preto/SP), “O Ogro” de Márcio Júnior e Márcia Deretti (Goiânia/GO), “A Fábula da Corrupção” de Lisandro Santos (Porto Alegre/RS), “No Baque” de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.

Em Pirenópolis o evento acontecerá por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Cine Clube Pireneus e Clube do audiovisual, no Cine Pireneus, dia 28 de Outubro às 19h30 com entrada gratuita. Dentre as atrações, destaque para a Mostra Nacional e Internacional no dia 28. Antes do dia 28 haverá programação paralela com exibições voltadas para pessoas com necessidades especiais, promovida em parceria com a APAE Pirenópolis.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará em 2011 com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio nacional do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do CPL – Centro de Produção de Legendas Soluções em Acessibilidade, de Mil Palavras Acessibilidade Cultural e do Cineclube Abelin nas Nuvens.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

Pirenópolis, Goiás

Pousada Tajupá
CNPJ: 11.353.887/0001-18

Telefone: (62) 3331-1305
Fonefax: (62) 3331-1454
reservas@pousadatajupa.com.br

Coordenadas GPS:
S 15° 51′ 08-2″ W° 048 57′ 50.6

Santuário das aves

Instagram Oficial
Atendimento diferenciado

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás