195ª Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

fevereiro 21, 2013Novidades & Promoções

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, eleita pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial, é considerada uma das mais expressivas celebrações do Espírito Santo do país. A festa, que vem sendo realizada anualmente desde 1819, é a mais rica expressão da religiosidade popular da cidade de Pirenópolis, consolidando-se como elemento fundamental de sua identidade cultural.

Com duração de doze dias, sendo esse ano do dia 10 a 21 de Maio, a festa é composta de diferentes manifestações que mesclam festejos religiosos e profanos, como Folias na roça e na cidade, Alvoradas com as bandas de Couro e de música Phoenix, grupo de Congado, Repique de Sinos e descarga de Roqueiras, Missas, apresentação de grupos de Tradições Regionais, Procissões, Novenas, cortejos do Imperador, Reinados e Juizados, a peça teatral “As Pastorinhas” e as tradicionais Cavalhadas.

O ápice da Festa do Divino são as Cavalhadas, que acontece de 19 a 21 de Maio e marcam o encerramento da festa. A encenação equestre das Cavalhadas evocam batalhas medievais entre mouros e cristãos em honra do Imperador e do Espírito Santo. De um lado, vestindo azul, o rei cristão: Carlos Magno e os doze pares da França; do outro, o rei mouro, o Sultão da Mauritânia, com seu “exército de infiéis” trajando vermelho. As Cavalhadas chegam ao final quando cristãos e mouros, já batizados, rezam ao Divino e descarregam suas armas, encerrando o Império.

Pirenópolis, Goiás

Pousada Tajupá
CNPJ: 11.353.887/0001-18

Telefone: (62) 3331-1305
Fonefax: (62) 3331-1454
reservas@pousadatajupa.com.br

Coordenadas GPS:
S 15° 51′ 08-2″ W° 048 57′ 50.6

Santuário das aves

Instagram Oficial
Atendimento diferenciado

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás