Pirenópolis redescobre tesouro

setembro 3, 2013Novidades & Promoções

Pirenópolis redescobre tesouro

Pirenópolis ganhou mais uma atração. Após três anos de restauração, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim será reaberta às celebrações religiosas e ao turismo nesta sexta-feira, dia 6 de setembro. Além de toda a estrutura reformada e pintada, a edificação de quase 260 anos, construídas por escravos, teve os mais singelos e belos detalhes totalmente recuperados. Entre eles, pinturas decorativas nas paredes laterais do altar-mor e em grande parte do forro de madeira.

Essa foi á primeira reforma completa da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Em 2005, ela passou por obras estruturais, que incluíram a recuperação da fachada e pintura em seu interior. Por falta de dinheiro, o Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN) não restaurou os elementos de arte. Ao custo de R$ 600 mil. A obra teve início em 2010. Logo no começo, raspando o reboco e a tinta branca do interior do edifício, técnicos contratados pelo IPHAN tiveram a grata surpresa.

Provavelmente, as pinturas foram cobertas por tinta branca a mando de algum padre. Cavalcante explica que, até meados do século passado, era comum cada pároco mandar pintar a igreja a seu modo, seguindo o estilo predominante. Os restauradores mantiveram e recuperaram a pintura mais antiga por a considerarem mais harmônica com o teto e o altar. Os técnicos recuperaram também o brilho das coresdas tintas e do ouro dos ornamentos do altar principal e do púlpito, elemento marcante desse templo.

Estima-se que as obras têm ao menos 200 anos e marca a transição do barroco para o atual estilo da igreja, o rococó. Essa descoberta ultrapassa os valores financeiro, artístico, histórico e cultural e ainda acrescenta novos valores de rememoração à comunidade de Pirenópolis. Com a restauração, a Igreja do Bonfim passa a ser o mais rico templo de Goiás, do ponto de vista artístico. Desde o incêndio da Igreja Matriz, em 2002, o município não tinha mais um templo com todas as características originais.

Missas e visitas

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim será reaberta oficialmente na sexta-feira, 6 de setembro, com Novena do Senhor do Bonfim, às 18h30, missa às 19h30 e uma cerimônia de entrega da obra logo em seguida.

Pirenópolis, Goiás

Pousada Tajupá
CNPJ: 11.353.887/0001-18

Telefone: (62) 3331-1305
Fonefax: (62) 3331-1454
reservas@pousadatajupa.com.br

Coordenadas GPS:
S 15° 51′ 08-2″ W° 048 57′ 50.6

Santuário das aves

Instagram Oficial
Atendimento diferenciado

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás

Certificado de excelência da Pousada Tajupá em Pirenópolis, Goiás